Criar disco de instalação USB do FreeBSD 10.x no OS X

O primeiro passo para conhecer o FreeBSD (na minha opinião um dos melhores SOs para servidores, em termos de compatibilidade com hardwares, segurança, documentação e aproveitamento de recursos) é partir pela sua instalação.

Há uma maneira muito simples de criar um disco bootável do FreeBSD a partir do OS X ou de uma máquina com uma distro Linux qualquer instalada.
Caso esteja utilizando outro SO, sugiro o seguinte link: BSD Pre-install

Efetue o download o FreeBSD em: https://www.freebsd.org/where.html, geralmente os arquivos são divididos com base na arquitetura do processador. Baixe a versão com suporte ao seu hardware e que contenha “-memstick.img” no nome, essa imagem possui os arquivos necessários para se criar um pendrive bootável.

Exemplo: FreeBSD-10.3-RELEASE-i386-memstick.img

O utilitário “dd”

Passo 1: Insira um pendrive de pelo menos 2GB no seu computador e execute os comandos em seguida.

df -h
Este comando lista informações do disco e do sistema de arquivos. Você deve encontrar o caminho do seu pendrive, geralmente ele está localizado na última opção.

diskutil umount /dev/disk1s1
É necessário desmontar a unidade em que seu pendrive foi alocado para dar continuidade, geralmente o número dos discos pode mudar de acordo com o seu sistema.
Ps: Verifique a saída do comando df para desmontar a unidade correta.

Atenção! O procedimento abaixo apaga todos os dados do pendrive.

sudo dd if=FreeBSD-10.3-RELEASE-i386-memstick.img of=/dev/disk1 bs=1m conv=sync
Esse comando é dividido essencialmente em duas partes, “if=” onde vc informa o caminho para a imagem de instalação, e “of=” que aponta para o pendrive (um detalhe importante é que ele não aponta para partição: disk1s1, e sim para o disco disk1).

Um detalhe importante é que com este mesmo comando você pode criar imagens inicializaveis de quaisquer sistemas operacionais a partir de imagens .img e .iso

A ultima operação demora em média 8 minutos, mas vai depender do hardware que está utilizando. Após concluído o pendrive está pronto para realizar a instalação do FreeBSD.