Business Process Management com BonitaBPM

O Gerenciamento de Processos de Negócio, ou em inglês, Business Process Management (BPM) é um conceito que une a gestão de negócios e a tecnologia da informação, centrados na otimização dos resultados das organizações por meio da melhoria dos processos de negócio.

Para simplificar o entendimento e suprimir o caráter de ambiguidade deste termo, o parágrafo acima mostra o ponto de vista de negócios do BPM, no ponto de vista da tecnologia da informação o BPM é apenas uma sigla que identifica soluções de software para gestão de processos de negócio.

Durante o primeiro e segundo semestres de 2015, como estagiário e bolsista de extensão do Núcleo de Práticas em Informática (NPI) da Universidade Federal do Ceará, fui convidado a realizar uma pesquisa científica sobre essa temática, a fim de analisar a viabilidade de adoção de ferramentas de BPM open source consolidadas no mercado, e principalmente, desenvolver uma aplicação integrada via API à Engine de Workflow utilizando tecnologia Java.

O conceito de Workflow Engine, ou, Motor de Fluxo de Trabalho é fundamentalmente, um sistema de software que gerencia os processos de negócios, ele é um componente essencial na tecnologia de fluxo de trabalho e, tipicamente faz uso de persistência de dados. Um motor de fluxo de trabalho gerencia e monitora o estado de atividades em um fluxo de trabalho, e determina qual a nova atividade para a transição de acordo com os processos definidos neste fluxo. Um motor de fluxo de trabalho simplifica o fluxo de informações, tarefas e eventos.

Após uma série de investigações, prototipação, testes e adoção da BonitaBPM, uma suíte para desenvolvimento de aplicativos baseados em processos de negócio criada pela BonitaSoft (empresa francesa, com clientes em mais de 75 países), fui convidado a ministrar um workshop sobre essa temática para os alunos da disciplina de Empreendedorismo da UFC campus Quixadá e para os membros do NPI, com intuito de gestão do conhecimento. Este treinamento foi direcionado para desenvolvedores ou interessados que possuam conhecimento básico e estejam familiarizados com programação de sistemas, e tecnologias como JavaScript, JSON e REST API. Também foram enfatizadas as funcionalidades e facilidades que a suíte BonitaBPM, composta por: BonitaBPM Studio, BonitaBPM Portal e BonitaBPM Engine, proporcionam para o desenvolvimento de sistemas de software BPMbased.

bonitaBPM

O treinamento também mostra como criar um aplicativo do zero, passo-a-passo salientando os principais elementos e componentes que compõem a suíte (como organização hierárquica, desenvolvimento de processos com notação BPMN 2.0, integração com a Execution Engine, automatização de tarefas, atores inicializadores, modelagem de dados…) e toda a informação necessária para disponibilizar um aplicativo em ambiente de produção.

Os slides do workshop estão disponíveis no link abaixo:


http://pt.slideshare.net/kamihouse1/workshop-business-process-management

É com muito orgulho que aceitei o presente enviado pela BonitaSoft, por participar ativamente da comunidade online e disponibilizar o código fonte (aberto) dos protótipos desenvolvidos especificamente para o NPI.

ThiagoGabrielBonitaBPM

Repositório do NPI: https://github.com/npi-ufc-qxd/workflow-engine


Abaixo, como estudo de caso, segue o artigo “Workflow Engine e Business Process Management (BPM) aplicados à hierarquia simulada do Núcleo de Práticas em Informática” publicado nos Encontros Universitários em meados de novembro de 2015 pela Universidade Federal do Ceará (UFC), campus Quixadá, tendo como autor, nosso fundador Thiago Pereira Rosa.